quarta-feira, 29 de abril de 2009

III REVIRADA Cultural _009 CHUTE!

Organização Viva do processo da REVIRADA, apareçam!

III _REvIRADA Cultural _009 CHUTE!

A REVIRADA Cultural se faz necessária. A Virada já não basta! Por uma outra relação cultural, LIVRE! , de laços estreitos! Chega de pão e circo apenas uma vez por ano!

Desde a I REVIRADA, realizada no 1.o  final de semana de Ocupação da REItoria da USP _ 007, simultânea à Virada, muitos diálogos em fluxus _vivo no ATO romperam a bolha do castelo acadêmico intectual da USP. Àgóra, o processo da III REVIRADA CHUTE, funde-se em fluxus _ e eXpande as possibilidades de interação criativa junto de outros núcleos autônomos, outras tecnologias do colar truncado, de camadas sobreExpostas, num vivo processo.
A Universidade Pública deve ser uma Arena_Aberta para a cidade Ocupar e Criar. Em vivo contato com os Movimentos e aberrações Sociais do além muro.

- Que abram-se os portões!

A Universidade aberta das ruas, precisa encontrar seus espaços e sair em blocos: de Ocupações, de carnaval, de estudantes lumnos, de matilha _, de ter o ATO, de Vida _ pulsante pela transformação. Dentro e fora da cidade encastelada, em livre associações.
Mas para isso é preciso nos articular-mos, nos organizar!

A III REVIRADA se pretende, mais uma vez, ser um processo aberto, de livre de interação e troca nas mais diversas linguagens, das mais diversas manifestações de Ocupação_atuação na Cidade.

- Ocupemos _!

A História se repete, e não podemos cair nos mesmos erros de não lembrar a Memória. Vamos inscrever no calendário de Luta da sociedade e da Universidade, este momento impar da Ocupação da REItoria da USP 03 _05 _007 e seu processo. Vamos celebrar a Ocupação do CANIL _, enquanto Espaço Fluxus de Cultura, 364 dias antes, 04 _05 _006! Incluído o dia dos Trabalhadores nesta REVIRADA. Para que a cultura seja também um meio de fruição Política cotidiana transformadora.

- Pela superação dos modelos prontos!

Por uma criatividade política. Por um outra Ocupação do mundo e dos seres.

Segue a agenda aberta do processo da III REVIRADA Cultural proposta em conjunto pelo CANIL _ Espaço Fluxus de Cultura, Movimento Dulcynelandia e o Movimento BiXXIgão, aprovada pela 1a. Assembléia Geral dos Estudantes da USP, na Retomada sede histórica do DCE-Livre Alexandre Vanucchi Leme da USP, ocupada pelos estudantes ,23 _04 _009 em diante.

A Virada só não basta! REVIRADA, começa antes e termina depois!



 
PROGRAMAÇÃO - Quadro I: 30/04 a 05/05

> QUI - 30 de abril, 22h no CANIL _
Teat(r)o - 1˚ Quadro d_À MORTA
9˚ CHUTE na porta do trancado Teatro Regina/Dulcina, no Rio de Janeiro. Atuação sobre texto de São Oswaldo de Andrade.

> SEX - 1.o de maio, 16h no BiXXigão
Imersão criativa no Bexiga Labutador
Imersão criativa no bairro do Bexiga, com o Movimento BiXXIgão, interagindo com os atuadores da região no entorno e construído o 10˚ CHUTE de REVIRADA. Abrindo a Arena_Ágora.

> SÁB - 2 de maio
A Cidade Ocupa as ruas!
(Intervenções diversas na Virada Cultural)

> DOM - 3 de MaiOcupAÇÃO _,  17h59 no Teat(r)o OFICINA
10˚ CHUTE de REVIRADA.
10˚ CHUTE, na porta do Dulcina. Interação criativa entre Movimento Dulcynelandia, BiXXIgão e CANIL _ com a Banda do CANIL _, e outros atuantes da cidade. Dialogando em música, imagens e atuações pelo teAT(r)O. 2 anos do ritual de tomada da REItoria da USP, que deu início a I REVIRADA. Em anexo a divulgação oficial dentro da Virada Cultural.

> SEG - 4 de maio, 18h no CANIL _
Ritual de 3 anos do ritual de tomada do CANIL _ 04 _05 _006
Arena_Aberta Viva. Momento de escuta, troca. Olhos nos olhos sem cordialidades. Tragam suas luzes!
Atenção: Percepção requer envolvimento

> TER- 5 de maio, 18h no CANIL _
Debate: Produção independente e o financiamento da Cultura
Debate com agentes culturais de distintas áreas, sobre a situação e o papel da produção independente dentro das estruturas de financiamento da Cultura, vigente e sob a perspectiva da criação pelo governo federal Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFIC). Afinal, há lugar para uma produção livre, de pesquisa experimental, sem amarras dos interesses do Mercado_Arte?


PS: a programação da III REVIRADA é aberta, sujeita a adições e incorporações!


Locais:
CANIL _ Espaço Fluxus de Cultura - ao lado da ECA, atrás dos Bancos, nos fundos da Antiga REItoria, USP.
BiXXIgão - Rua Maria José, n. 140, Bexiga.
Teat(r)o Oficina - Rua Jaceguai, n.520. Bexiga.
Sede histórica do DCE-Livre da USP - Retomado, ao lado do Bandeijão Central.

 


Links:
reviradacultural.blogspot.com

movimentobixigao.blogspot.com

amortadulcynelandia.blogspot.com (texto da peça À MORTA)

myspace.com/bandadocanil

movimentodulcynelandia.blogspot.com

reviradachute.blogspot.com/

teatroficina.com.br

dceusp.org.br/ocupacao (Ocupação em andamento!)


Não é possível que ainda HOJE queiram passar o rolo compressor da expeCUlação financeira_imobiliária sobre o Santuário dos Pajés, ocupação que desde a década de 70, reserva ambiental, Território indígena do Bananal, dentro do plano piloto da Capital do Capital Brasília, para a construção do metro quadrado residencial_comercial  mais caro do país.
Basta! da história dos 101 anos do Teatro brasileiro, deixado aos cupins. Esperando a falta de investimento na cultura. Mais um CHUTE! na porta do Teatro Regina/Dulcina, abandonado na Cinelândia do Rio. Viva o Movimento Dulcynelandia! Por um outro Teatro Universidade Aberto!
Não é possível que a experiência do grupo Encontros, escola da rua, perca sua praça pública, cultivada com o bairro, para a construção de um túnel para transporte privado.
É inconcebível que nos dias de hoje a Directoria da ECA se proponha a demolir, um dos poucos lugares de livre organização e expressão em movimento na USP. O CANIL _ Espaço Fluxus de Cultura, sua praça, o Sindicato dos trabalhadores da USP (SINTUSP), o histórico CALC (C.A. da ECA) e Atlética, para a construção de uma proposta elitista e segregacionista. E a REItora ainda dá dinheiro!?

- Basta da alienação geográfica! É hora de REVIRADA!

Sejam parte deste processo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário